O primeiro contato aconteceu em uma sexta-feira, pelo final da tarde, a ligação é feita por um RH em Minas Gerais onde o analista marcou um horário pela semana para a primeira etapa da entrevista, realizada somente por telefone. No horário marcado o analista ligou, não apresentou empresa (comum em processos seletivos de grandes empresas) e pediu para que eu me apresentasse, na sequência disse que não poderia abrir o salário da vaga e que os benefícios seriam "revelados" ao final da entrevista, achei estranho, mas seguimos com o processo.
As perguntas me deixaram com uma impressão bastante ruim da empresa, foram perguntas relacionadas somente a comportamento frente a uma série de situações problemáticas, expostas pelo analista. Ex: "Me diga uma situação real que você teve que contrariar uma pessoa, mesmo se sentindo desconfortável com isso.", "Me fale uma situação que sua ajuda foi essencial para resolver um problema e que problema era esse.", "como você lida com uma situação em que é contrariada". Ao final das perguntas, ele disse os benefícios da empresa, agradeceu e desligou. Não explicou o processo ou quando receberia o retorno da entrevista. Fiquei com uma impressão de empresa bagunçada e cheia de problemas, também perdi o interesse em continuar neste processo seletivo.